SOL – o bom, o mau e o saudável

O sol fornece ao nosso planeta e aos nossos corpos componentes essenciais para a sobrevivência. Para muitas pessoas a exposição ao sol é considerado um comportamento arriscado e que pode causar cancro, mas nos últimos anos alguns estudos mostram que temos mais benefícios em absorver os raios solares, do que abdicar deles. Assim pretendemos que compreenda o elevado risco de excessiva exposição solar, e os grandes benefícios de uma exposição ao sol moderada e saudável durante os dias se sol que aí vêm.

woman standing in the field

Em primeiro lugar, os raios ultravioleta podem de facto causar danos na sua pela e no seu corpo. Os raios solares UVA e UVB podem penetrar na pele e causar stresse oxidativo nas células. Basicamente, isto significa que os raios solares fazem com que certas moléculas percam os eletrões, o que leva a reações em cadeia que causam lesões celulares. Lesões celulares são más.

No entanto, a natureza tem uma maneira de manter os negativos balanceados com os positivos. Neste caso, os raios do sol também provocam reações na pele que levam à produção de vitamina D no corpo. A vitamina D, e os nutrientes essenciais que melhoram a boa disposição, têm efeitos na densidade óssea, e aumentam a resistência e a função do sistema imunológico, a melhor defesa do nosso corpo contra o stresse oxidativo e as lesões celulares. Assim, mesmo que o sol provoque alguns danos, ele também irá equilibrar as consequências negativas, com o sistema imunológico reforçado e com o aumento da produção de vitamina D.

N01_05_sol

Isto significa que basta estarmos ao sol entre 4 a 8 horas por dia? Nem pensar! Por isso apresentamos regras/recomendações para doses saudáveis de exposição ao sol.

Regra #1 – Aclimatação
Aos poucos, e de forma consistente, pode expor a pele ao sol para que ela possa construir uma tolerância aos raios e não se queimar. Passar entre 15 a 20 minutos ao sol, no início da “temporada de sol”, e aumentar progressivamente a cada dia, ajuda o seu corpo a adaptar-se. Assim quando chegar as suas férias em Julho ou Agosto, você está preparado para passar dias mais longos sem grandes efeitos negativos.

Regra #2 – Reduzir Toxinas
Quanto mais tóxico for o seu corpo, mais facilmente irá criar stresse oxidativo e lesões celulares provocados pelos raios ultravioleta. Qualquer coisa que coloque dentro ou sobre o seu corpo que contenha substâncias químicas nocivas irá resultar em stresse oxidativo. Comer em abundância frutas e legumes e beber muita água todos os dias vai ajudar a manter seu corpo limpo, e vai dar-lhe os nutrientes essenciais para melhorar a reparação celular.

Regra #3 – Cubra-se
Se for para a praia, não precisa de apanhar luz solar direta durante todo o tempo. Usar protetores solares não é a melhor resposta (consulte a regra #2), porque contêm produtos químicos, os quais está provado que podem causam cancro. Para prevenção do cancro da pele, não faz sentido cobrir a pele com outro agente cancerígeno. Em vez disso, limite o tempo que está sem roupa (use peças leves e frescas) e lembre-se da regra # 1.