POLITICAS E PROCEDIMENTOS DA CLÍNICA

As políticas e procedimentos a seguir descriminados, constituem os Procedimentos Operacionais instituídos na Clínica Back2Balance e deverão ser respeitados por todos os intervenientes, não obstante o previsto na Carta de Direitos e Deveres dos Pacientes exposta na área de espera da Clínica.


AGENDAMENTO E ACOLHIMENTO

1- Todas as Consultas deverão ser pré-agendadas de acordo com a disponibilidade da agenda da Clínica;

2- Não serão aceites marcações para o próprio dia de primeiras Consultas ou Consultas de Urgência;

3- As Consultas podem ser agendadas directamente na Clínica, por telefone ou por e-mail, mas apenas serão consideradas válidas se confirmadas por um membro da equipa da Back2Balance;

4- Não será tolerado qualquer tipo de comportamento considerado inadequado por parte do paciente ou quem solicita o agendamento (presencialmente ou telefonicamente), designadamente ameaças verbais ou físicas, vestiário inadequado, intimidação, palavrões, comentários discriminatórios, extorsão, chantagem ou simplesmente maldade, grosseria ou qualquer outro que provoque incomodo para os restantes pacientes ou membros da equipa da Back2Balance. Caso aconteça, a Clínica reserva-se ao direito de não proceder ao agendamento actual e futuros. Caso o agendamento seja solicitado fisicamente na Clinica, aplica-se o referido no ponto 1 da secção Área de Espera ou Chiro Lounge;

5- Para cancelamento ou reagendamento de uma Consulta, podem ser usados os mesmos meios de contacto referidos na alínea anterior e deverá aguardar-se pela confirmação por parte de um dos membros da equipa;

6- Os Cancelamentos ou Reagendamentos deverão ser solicitados pelo menos 24 horas antes da hora marcada. Caso um período de férias interfira com o facto de sermos notificados, o benefício da dúvida irá para o paciente;

7- Os pacientes deverão comparecer para as suas Consultas atempadamente, preferencialmente com 5 minutos de antecedência no caso de uma consulta regular e 10 minutos no caso das Consultas em que deverá ser preenchido algum formulário (Primeiras Consultas ou Reavaliações). Procuramos minimizar os tempos de espera dos nossos pacientes, pelo que, após 15 minutos de atraso em relação à hora agendada para a consulta, reservamo-nos o direito de cancelar ou reagendar a Consulta;

8- É da responsabilidade do Paciente lembrar-se do seu agendamento. No entanto, a Back2Balance, no dia anterior à Consulta, costuma enviar um aviso via SMS para o telemóvel do paciente ou para o número que o mesmo indicou no formulário de registo na sua primeira Consulta, como forma de lembrete e cortesia. Se por algum motivo não receber o referido SMS, tal não significa que a Consulta foi cancelada. Se o número que nos é indicado não for um número nacional, o paciente poderá ou não receber a referida mensagem. Em caso de dúvida o paciente deverá contactar a Clínica;

9- No dia da Consulta, aquando da sua chegada, o paciente deverá dirigir-se à Recepção da Clínica e anunciar a sua chegada por forma a proceder ao seu acolhimento. Poderá, em seguida, dirigir-se à área de espera e aguardar que seja chamado ao gabinete indicado por uma das assistentes;

10- Se estiver grávida, por favor, dê essa indicação às assistentes.


CONSULTAS E EXAMES

1- Para se iniciar uma Primeira Consulta ou uma Consulta de Reavaliação, é necessário que o paciente preencha um formulário específico. É absolutamente necessário que esse formulário seja preenchido por completo e correctamente. Se necessário, o paciente poderá solicitar a ajuda de uma das assistentes da recepção. O paciente deverá assinar sempre o formulário por forma a validar a informação que forneceu;

2- Após ser chamado ao gabinete para Consulta, o paciente deverá dirigir-se ao mesmo e aguardar pela chegada do Doutor que o vai atender. Deverá, entretanto, retirar os sapatos, cinto, objectos dos bolsos ou outros acessórios que possam interferir com os ajustamentos;

3- O paciente deverá seguir as regras básicas de higiene para que se possa proceder à Consulta;

4- Durante a Consulta, o paciente deverá abster-se de atender chamadas telefónicas ou qualquer uso do telemóvel ou qualquer outro dispositivo electrónico (e.g. ipads, computadores, etc.). Poderá colocar o telemóvel e outros objectos na poltrona disponibilizada na sala de consulta ou sobre o móvel existente no mesmo local;

5- Nenhuma fotografia, gravação ou transcrição é permitida na sala de Consultas ou em qualquer outro local da Clínica, excepto se expressamente permito pela gerência;

6- O paciente deverá seguir as instruções que o Doutor recomende por forma a que o ajustamento seja feito de forma correcta;

7- Antes de sair da sala de Consultas o paciente deverá verificar se tem todos os seus pertences consigo. A Back2Balance não se responsabiliza por quaisquer objectos deixados no local.

8- Na sala de exames, o paciente deverá aguardar pelo Doutor e seguir as suas instruções para iniciar os exames ou conhecer os resultados dos mesmos;

9- Os resultados dos exames da Primeira Consulta são, normalmente, incluídos no Livro do Plano de Optimização, apresentado na Segunda Consulta, para que possam ser discutidos com o Doutor nesta Consulta. Os resultados das Reavaliações são, normalmente, discutidos com o Doutor na consulta seguinte e, se solicitado, poderão ser enviados por e-mail.


PAGAMENTOS

1- Os pagamentos serão solicitados no final de cada Consulta, excepto no caso em que o paciente tenha um Plano de Optimização (ou Pacote de Ajustamentos) em vigor e devidamente regularizado ou tenha feito algum pagamento antecipado;

2- Na Recepção, o paciente terá disponíveis as seguintes formas de pagamento: Numerário (euros), Cartão Multibanco (MB), Cartão de Crédito (VISA ou MASTERCARD) ou Cheque;

3- A Back2Balance reserva-se o direito de recusar a forma de pagamento através de cheque caso assim o pretenda;

4- O Paciente poderá também proceder a uma transferência bancária no caso de pretender fazer um pagamento antecipado (ou postecipado caso tenha sido autorizado pela gerência). Para o efeito, deverá pedir a uma das assistentes o NIB da Clínica e, após feita a transferência, enviar via e-mail (geral@back2balance.pt) o respectivo comprovativo. O Pagamento só será considerado válido após confirmação, por parte da Back2Balance, de que o referido crédito foi efectivamente efectuado;

5- As facturas são, usualmente, enviadas via e-mail, excepto se o paciente pedir que sejam entregues em papel;

6- Qualquer forma de devolução de pagamentos anteriores, deverá ser aprovada previamente pela gerência e a Nota de Crédito emitida ser devidamente assinada pelo Paciente;

7- Os créditos dos Pacientes, caso existem, terão de ser usados num prazo máximo de 180 dias a contar da data em que o crédito foi autorizado. Após esse prazo, o crédito deixará automaticamente de existir;

8- Em relação aos Planos de Optimização, caso o paciente deixe de seguir o referido plano por um período igual ou superior a 90 dias, sem qualquer explicação ou contacto com a Cínica, aquele será considerado anulado e os ajustamentos efectuados até à data (no âmbito do plano) serão facturados ao preço em vigor na altura da anulação. Caso, após o acerto de contas entre o já pago e o facturado, o paciente obtenha um crédito a seu favor, deverá ser aplicada a alínea anterior (7).


ÁREA DE ESPERA OU CHIRO LOUNGE

1- Não será tolerado qualquer tipo de comportamento considerado inadequado por parte do paciente e/ou acompanhantes, designadamente ameaças verbais ou físicas, vestiário inadequado, intimidação, palavrões, comentários discriminatórios, extorsão, chantagem ou simplesmente maldade, grosseria ou qualquer outro que provoque incomodo para os restantes pacientes ou membros da equipa da Back2Balance. Caso o referido comportamento se verifique, o paciente será convidado a abandonar a Clínica e ficará impossibilitado de agendar qualquer consulta até autorização prévia por parte da Gerência da Back2Balance. Se o Paciente se recusar a abandonar a Clínica, serão chamadas as autoridades competentes para proceder à sua retirada;

2- O Atendimento de chamadas telefónicas na área de espera é também desaconselhado, pelo que sugerimos que o paciente as faça no exterior da Clínica;

3- Fumar não é permitido em qualquer área da Clínica;

4- Animais de estimação serão permitidos, mas deverão estar presos com trela curta ou em transportadoras apropriadas e não poderão circular livremente, estando vedada a sua presença nas zonas de consultas. Quando o paciente for chamado para a zona de Consultas, o animal deverá ser entregue ao cuidado de alguém que o possa vigiar (sugerimos que o paciente venha acompanhado de alguém para o efeito). Pode ser vedada a entrada ou pedida a retirada dos referidos animais, seja pelas “características” do animal, comportamento, doença ou falta de higiene, bem como se perturbarem o normal funcionamento da Clínica. Nenhuma destas regras se aplica aos cães de assistência;

5- São disponibilizados nesta área vários objectos de entretenimento e/ou educacionais de acesso livre dentro da Clínica (e.g. Televisão, Computadores, Jogos, Mobiliário, etc.). Os mesmos são propriedade da Clínica e não poderão ser removidos para o exterior e caso sejam danificados, será da responsabilidade de quem os danificou repor o seu estado original ou compensar a Clínica pelo seu arranjo ou substituição.